Guatambu Estância do Vinho
 
Dados da Vinícola


Guatambu Estância do Vinho

A Guatambu Estância do Vinho é uma vinícola boutique com administração familiar, localizada em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Em 2013, a empresa inaugurou seu complexo enoturístico, tornando-se referência modernidade, tecnologia, charme e estilo. O espaço para elaboração dos vinhos é distribuído em dois níveis, empregando a técnica da gravidade nos processamento da uva, considerada a melhor para produção de vinhos finos de qualidade. O prédio, de 3.000m², revela arquitetura no estilo espanhol com galeria de acervos da Estância, auditório, varejo, com mostruário e venda de toda linha de vinhos, bem como produtos artesanais típicos da região e cosméticos a base de uva. Além disso, a vinícola conta com um salão de eventos com capacidade para 200 pessoas.

Premiada em diversos eventos nacionais e internacionais, atualmente são 24 rótulos de tintos, brancos e espumantes.

 

Origem

A origem do empreendimento vitivinícola foi há dez anos, quando foram implantados os primeiros vinhedos, visando diversificar as atividades da Estância Guatambu, do médico veterinário Valter José Pötter. Na época, sua filha Gabriela, formada em Agronomia, motivou a família a fazer um projeto piloto com uvas Cabernet Sauvignon e Chardonnay para aproveitar o excelente clima da região da Campanha (com verões mais secos, com alta insolação, topografia levemente ondulada, inverno adequado para dormência da videira e alta amplitude térmica), extremamente favorável à atividade. Estas características favorecem a produção de uvas com maturação fenólica, taninos maduros, complexidade aromática e gosto aveludado. Com o apoio dos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, foi elaborado o primeiro vinho Cabernet Sauvignon da Guatambu em escala industrial em 2008, chamado Rastros do Pampa. A estreia no mercado foi um sucesso de comercialização e arrebatou prêmios internacionais, fato que impulsionou os proprietários a investirem solidamente no ramo.

 

Produção atual

Atualmente são 22 hectares de área plantada, com uma produção de 150 mil garrafas por ano. Os vinhedos estão localizados na latitude 30º58 sul – a mesma de países como Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, referências na produção de vinhos. A vinícola investiu na produção das uvas Cabernet Sauvignon, Tannat, Tempranillo, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer. A produção de vinhos é assinada pela Eng. Agrônoma e enóloga Gabriela Hermann Pötter, juntamente com os enólogos uruguaios Alejandro Cardozo e Javier Gonzalez Michelena. Nossos vinhos e espumantes são elegantes, frutados e macios, comenta Gabriela.

Com diversos prêmios nacionais e internacionais, a vinícola ganhou destaque em abril de 2014 por ser a escolhida durante a ExpoVinis, maior e mais importante feira do setor vitivinícola na América Latina, com o rótulo Rastros do Pampa Tannat como melhor Tinto Nacional do Top Ten do evento.

Enoturismo

A Guatambu recebe 5000 visitantes ao ano. A vinícola oferece 4 programas de visitação que se traduzem em uma grande experiência enoturística. As opções vão deste o tour por toda área de produção, finalizando com a degustação dos rótulos, podendo ser acompanhado por tábua de frios, até programações mais completas, que incluem almoço harmonizado, passeio a cavalo pelos vinhedos e mini curso de degustação de vinhos. Para visitar a vinícola, é necessário agendamento pelo contato: visita@guatambuvinhos.com.br ou 53 3243 3295.

 

Site: www.guatambuvinhos.com.br

Área plantada: 22 hectares

Número de videiras: 73.000 pés

 

Variedades: Cabernet Sauvignon, Tannat, Merlot, Tempranillo, Pinot Noir, Chardonnay, Gewürztraminer e Sauvignon Blanc




Fotos Guatambu Estância do Vinho
     
Arquivos da Vinícola
 
 

 



Interatividades

Vinhos da Campanha
Site:www.vinhosdacapanha.com.br